Nota Oficial AME Betim e Região


OFÍCIO: Nº 004/2021

Betim, 23 de outubro de 2021.

RETORNO ÀS ATIVIDADES PRESENCIAIS DOS CENTROS ESPÍRITAS

Prezados(as) dirigentes,
Considerando as regulamentações municipais e do estado de Minas Gerais; as recomendações da União Espírita Mineira (UEM), da Federação Espírita Brasileira (FEB) e da Organização Mundial de Saúde (OMS), sugerimos que a administração interna das Casas Espíritas de Betim e região, retomem a discussão para o retorno das atividades presenciais nas suas Instituições Espíritas, porém, o objetivo deste documento não é de avalizar ou não a reabertura, pois não é papel da Aliança Municipal Espírita (AME) interferir na administração interna das casas. Cada Instituição Espírita tem e sempre terá autonomia para as tomadas de decisões por meio de seus dirigentes, Assembleias e Conselhos, uma vez que no Movimento Espírita não há hierarquia.
Nosso objetivo é auxiliar no entendimento dos procedimentos que as Casas deverão colocar em prática caso optarem pela reabertura.
Caso a diretoria da Instituição Espírita opte pelo retorno às atividades presenciais e/ou híbridas lembramos da necessidade em se organizarem com antecedência.
Ressaltamos que é de total responsabilidade das Instituições Espíritas atentar para que sejam adotadas e vivenciadas nas áreas internas as medidas de proteção de segurança individual e coletiva.
Considerando a gravidade desta doença, é necessária a implementação de medidas preventivas para a minimização de contágio e disseminação da COVID-19 nas casas espíritas.
Atualmente já está sendo realizada a vacinação contra a SARS-CoV-2 de acordo com a agenda e disponibilidade de cada município. Considera-se que a vacinação é um auxiliar no controle da pandemia, mas, sozinha não poderá impedir que novos casos aconteçam devido à capacidade que o vírus tem de sofrer variações e mutações como já temos conhecimento. Por
este motivo, ainda permanece a necessidade do conhecimento e práticas dos protocolos expedidos pelos órgãos sanitários municipais, estaduais, federal e Mundial (Secretária de Saúde de sua cidade, Secretária Estadual de Saúde de Minas Gerais, Ministério da Saúde e Organização Mundial de Saúde).
Temos ciência da importância das tarefas presenciais realizadas pelas Casas Espíritas, mas é bom lembrar, que cada instituição é responsável por zelar pela saúde e bem-estar de seus tarefeiros e frequentadores.
Para as Casas que estão realizando suas atividades de forma online, a Área de Comunicação Social Espírita (ACSE) da AME Betim e Região, continuará fazendo a divulgação das reuniões e atividades em suas redes sociais assim como, a divulgação das atividades presenciais e híbridas. Continuaremos também disponibilizando a abertura de reuniões pela plataforma Google Meet, caso necessitem, basta entrar em contato com a Área de Juventude que prontamente atenderá seu pedido. Além disto, a FEB possui em seu site um documento que orienta sobre a utilização de outras plataformas digitais disponíveis.
Recomendamos e orientamos ainda a leitura destes documentos:
a) Protocolos sanitários municipais e estaduais sobre a Pandemia da Covid-19;
b) Documento Orientador para o Movimento Espírita - Pandemia Covid-19, disponibilizado no site da UEM, produzido pelo Conselho Federativo Espírita do Estado de Minas Gerais (COFEMG);
c) Tutorial “Requisitos Técnicos para Reuniões Espíritas Híbridas”, também disponível pelo site da UEM, produzido pela ACSE da UEM.
Com votos de paz, agradecemos a compreensão e nos colocamos à disposição para que o Movimento Espírita prossiga sempre unido, com a fé proferida pelo codificador: “a fé inabalável só é a que pode encarar frente a frente à razão, em todas as épocas da humanidade.” (E.S.E - cap.XIX - item 7).
Lilian do Prado Pereira
Presidente da AME- Betim e Região
Presidente do CEM

“Aceitar o auxílio dos missionários e obreiros da medicina terrena, não exigindo proteção e responsabilidade exclusivas dos médicos desencarnados. A Eterna Sabedoria tudo dispõem nosso proveito.” (André Luiz/ Waldo Vieira; Conduta Espírita, Cap. 35)

OFÍCIO Nº 003/2021

Betim/MG, 03 de agosto de 2021

Ref.: Realização de atividades presenciais

Prezados Dirigentes e Trabalhadores das Casas Espíritas,
Baseada nas novas regulamentações Municipais de algumas regiões, nas recomendações da UEMUnião Espírita Mineira, da FEB-Federação Espírita Brasileira e da OMS-Organização Mundial de Saúde, sugerimos que as atividades presenciais ainda permaneçam suspensas temporariamente, porém, o objetivo deste documento não é de avalizar ou não a abertura das Instituições Espíritas de Betim e Região, pois não é papel da AME interferir na administração interna das casas. Cada Instituição/Casa Espírita tem e sempre terá total autonomia para tomar as decisões internas através de seus Dirigentes, Assembleias e Conselhos.
Nosso objetivo é auxiliar no entendimento dos procedimentos que as Casas deverão colocar em prática caso optarem pela reabertura.
Vale ressaltar alguns lembretes da OMS (Organização Mundial de Saúde) que o COVID 19 é uma doença que apresenta um quadro clínico que varia de infecções assintomáticas a quadros respiratórios graves. A maioria dos pacientes com COVID-19 (cerca de 80%) podem ser assintomáticos e cerca de 20% dos casos, podem requerer atendimento hospitalar. É uma doença altamente contagiosa e pode levar ao óbito.
Nos dias atuais já está sendo realizado a vacinação contra a SARS-CoV-2 de acordo com a agenda e disponibilidade de cada Município. Considera-se que a vacinação é um auxiliar no controle da pandemia, mas, sozinha não poderá impedir que novos casos aconteçam devido à capacidade que o vírus tem de sofrer variações e mutações como já temos conhecimento da ‘Variante Delta’. Por este motivo, ainda permanece a necessidade de cuidados de acordo com as recomendações dos Órgãos
competentes Municipais, Estaduais e Mundial (Secretária de Saúde de sua Cidade, Secretária Estadual de Saúde de Minas Gerais e Organização Mundial de Saúde).
Temos ciência da importância das tarefas presenciais realizadas pelas Casas Espíritas, mas é bom lembrar, que cada instituição é responsável por zelar pela saúde e bem-estar de seus tarefeiros e frequentadores, além de reforçar a necessidade do isolamento social e dos cuidados e precauções perante o cenário atual, uma vez que, a maioria das atividades realizadas, requerem uma proximidade maior dos assistidos.
Ressaltamos, que caso a Casa Espirita opte por retornar com as atividades presenciais, é de sua total responsabilidade, atentar para que sejam adotadas e vivenciadas nas áreas internas as medidas de Proteção de Segurança Individual e Coletiva. Considerando a seriedade desta doença, é necessária a implementação de medidas preventivas para a minimização da possibilidade de contágio e disseminação do COVID 19.
ALGUMAS RECOMENDAÇÕES E ORIENTAÇÕES CASO A OPÇÃO SEJA A REABERTURA:
• Criar um comitê interno (até 3 pessoas), responsável pela orientação, divulgação e fiscalização das medidas adotadas, assim como o acompanhamento das orientações determinadas pelas autoridades sanitárias e da direção da casa.
• Designar trabalhadores específicos para o controle de acesso a casa.
• O uso de máscaras é obrigatório nas dependências da casa espírita. A máscara deve cobrir o nariz e a boca e devem ser usadas durante todas as atividades, respeitando o tempo de troca de cada máscara, que devem ser trocadas quando estiverem úmidas, válido para tarefeiros e frequentadores. Os tarefeiros e funcionários que lidam com a recepção e público geral deverão portar escudos de acrílico, denominados “Face Shield”, além da máscara facial.
• Se necessário utilizar senhas numeradas para acesso, limitando o número de pessoas de acordo com o decreto municipal de liberação.
• Mensurar a temperatura de todos na entrada e não permitir o acesso de pessoas com temperaturas acima de 37,5° C ou com sintomas gripais, tais como coriza, tosse, garganta inflamada, dor de cabeça, entre outros.
• Utilizar preferencialmente tapetes sanitizantes nas entradas de cada cômodo da casa espírita, que deverá estar sempre úmido com a solução antibacteriana.
• Disponibilizar uma pessoa com álcool gel na entrada da Casa, para facilitar a higienização das mãos de todos tarefeiros e frequentadores.
• Providenciar comunicação efetiva, como cartazes e/ou faixas, solicitando aos frequentadores que evitem, o máximo possível, conversas e aglomerações nos corredores e bancos.
• Promover a constante lavagem das mãos.
• Disponibilizar em vários locais da Casa Espírita, frascos com álcool em gel ou borrifadores álcool 70% para higienização das mãos.
• Incentivar que cada um tenha seu frasco próprio de álcool gel.
• Todos os espaços a serem utilizados nas atividades, deverão ser higienizados antes e depois, por meio de uma mistura de água sanitária e água, na proporção de 1 para 10, ou seja, 1 medida de água sanitária para 10 medidas de água.
• Treinar os funcionários e voluntários da casa para que a limpeza efetiva seja realizada.
• Disponibilizar em vários locais toalhas de papel descartáveis (nunca de tecido) e manter também várias lixeiras de pedal.
• As áreas de circulação de público (bazar, livraria, biblioteca, refeitórios e secretaria) deverão ser sinalizadas com fitas adesivas coloridas com espaços distantes de 1,5m, para que todos tenham as dimensões do distanciamento.
• Nas áreas comuns e jardins deve-se retirar e/ou interditar bancos e afins para evitar risco de aglomeração de pessoas.
• Bebedouros: Deve-se estimular todos a trazerem sua própria água para minimizar o uso e o contato com os bebedouros. Lacrar as torneiras a jato que permitam o contato da boca do usuário com o equipamento, de forma que se possibilite retirada de água apenas em copos descartáveis ou recipientes de uso individual. Higienizar frequentemente os bebedouros utilizando álcool 70% ou hipoclorito de sódio 0,01% v/v. Em local próximo disponibilizar dispensadores de álcool em gel e afixar cartaz educativo com medidas a serem adotadas pelos usuários (por ex., preferir copos ou canecas ao invés de garrafas, evitando-se o contato dos bocais com a haste/torneira; e medidas de higienização antes e após seu uso).
• Ventilação: Deve-se garantir que os sistemas de ventilação funcionem corretamente e aumentem a circulação do ar externo o máximo possível, por exemplo, abrindo janelas e portas. Evitar o uso de ventilador e ar condicionado. Caso o ar condicionado seja a única opção de ventilação, instalar e manter filtros e dutos limpos, além de realizar manutenção e limpeza semanal do sistema de ar condicionado.
• Banheiros, lavatórios e vestiários: Mictórios, vasos sanitários e pias de higiene das mãos devem estar funcionando e sempre abastecidos com os insumos para higiene pessoal. Devem ser higienizados antes da abertura, após o fechamento e, no mínimo, a cada três horas, ou de acordo com o fluxo de uso, para que permaneçam acessíveis ao uso. Manter ventilação natural; os banheiros sem ventilação devem ser interditados. Colocar cartazes ou adesivos contendo orientação para acionar a descarga com a tampa do vaso sanitário abaixada, manter distanciamento social e higienizar as mãos após o uso.
Vale ressaltar que estas são algumas orientações, outras podem e devem ser acrescentadas de acordo com os protocolos de segurança da secretária de saúde da sua região.
Para as Casas que optarem por permanecer com as atividades presenciais suspensas, e ainda desejarem o apoio para realização das atividades online, o Departamento de Comunicação da AME, continuará fazendo a divulgação das reuniões e atividades em suas redes sociais e disponibilizará a abertura de reuniões pela plataforma Google Meet, caso necessitem, basta entrar em contato com a DJ (Departamento de Juventude) que prontamente atenderá seu pedido. Além disto, a FEB possui em
seu site, um documento que orienta sobre a utilização de outras plataformas digitais disponíveis.
Com votos de paz, agradecemos a compreensão e nos colocamos à disposição para que o Movimento Espírita prossiga sempre unido, com a fé proferida pelo codificador, “a fé inabalável só é a que pode encarar frente a frente à razão, em todas as épocas da humanidade.” (E.S.E, cap.XIX, item 7).

Atenciosamente,

Lilian do Prado Pereira
Presidente da AME-Betim e Região
Presidente do CEM

Betim, 22 de agosto de 2020

Ref.: Realização de atividades presenciais

Prezados Dirigentes e Trabalhadores das Casas Espíritas,

Diante do contexto atual e da disseminação do COVID-19 que é uma doença grave, altamente contagiosa que pode levar a óbito, e sem uma forma eficaz de prevenção até o momento, a AME-Betim e Região vem reforçar seu parecer sobre a realização das atividades presenciais nas Casas Espíritas.

Baseada nas novas regulamentações Municipais da região, nas recomendações da UEM-União Espírita Mineira, da FEB-Federação Espírita Brasileira e da OMS-Organização Mundial de Saúde, aconselhamos que as atividades presenciais permaneçam suspensas temporariamente. No entanto, ressaltamos, que o Movimento Espírita não possui uma hierarquia, as casas espíritas tem total autonomia para tomar as decisões que melhor lhe couber, baseando-se nas diretrizes doutrinárias e seguindo as recomendações decretadas pelo Município a qual pertence.

Temos ciência da importância das tarefas presenciais realizadas pelas Casas Espíritas, mas é bom lembrar, que cada instituição é responsável por zelar pela saúde e bem-estar de seus tarefeiros e frequentadores, além de reforçar a necessidade do isolamento social e dos cuidados e precauções perante o cenário atual, uma vez que, a maioria das atividades realizadas, requerem uma proximidade maior dos assistidos.

Para as Casas que estão realizando suas atividades de forma online, o Departamento de Comunicação da AME, continuará fazendo a divulgação das reuniões e atividades em suas redes sociais. E para as casas que quiserem aderir a esta forma de trabalho, estaremos disponibilizando a plataforma Google Meet, caso necessitem. Além disto, a FEB possui em seu site, um documento que orienta sobre a utilização de outras plataformas digitais disponíveis.

Com votos de paz, agradecemos a compreensão e nos colocamos à disposição para que o Movimento Espírita prossiga sempre unido, com a fé proferida pelo codificador, “a fé inabalável só é a que pode encarar frente a frente à razão, em todas as épocas da humanidade.”  (E.S.E, cap.XIX, item 7).

Lilian do Prado Pereira

Presidente da AME-Betim e Região

Presidente do CEM

“Aceitar o auxílio dos missionários e obreiros da medicina terrena, não exigindo proteção e responsabilidade exclusivas dos médicos desencarnados. A Eterna Sabedoria tudo dispõe em nosso proveito.” (André Luiz/ Waldo Vieira; Conduta Espírita, Cap. 35)

Betim, 22 de maio de 2020

Prezados dirigentes e trabalhadores das Casas Espíritas e Departamentos da AME-Betim e Região,

Cientes da pandemia instalada do Coronavírus (Covid-19) e com os atuais números crescentes de contaminados devido a sua rápida disseminação, a AME-Betim e Região seguindo as recomendações da União Espírita Mineira (UEM) e da Federação Espírita Brasileira (FEB) recomenda que todas as atividades presenciais das Casas Espíritas e Departamentos da AME-Betim e Região sejam suspensas.
Temos conhecimento da importância e proporção de algumas tarefas realizadas pelas Casas Espíritas de Betim e Região, mas gostaríamos de reforçar a importância do isolamento social neste momento em que enfrentamos. A AME está acompanhando as instruções dos órgãos do movimento federativo, da Organização Mundial de Saúde (OMS) e das Secretarias de Saúde dos municípios que são adesos.
Tendo conhecimento da importância da continuidade das reuniões e tarefas, para amparar as Casas Espíritas disponibilizamos um recurso remoto, a plataforma digital Google Meet. Para obter uma sala entre em contato com o Departamento de Juventude. Além disso, a FEB produziu um documento orientativo a respeito de outras plataformas digitais que também estão disponíveis. O Departamento de Comunicação oferece a divulgação semanal das reuniões e atividades que estão acontecendo nas casas. Caso queira acrescentar alguma divulgação, entre em contato conosco.

Com votos de paz, agradecemos a compreensão de todos e que possamos prosseguir sempre juntos.

“Aceitar o auxílio dos missionários e obreiros da medicina terrena, não exigindo proteção e
responsabilidade exclusivas dos médicos desencarnados. A Eterna Sabedoria tudo dispõe em nosso
proveito.”
André Luiz/ Waldo Vieira
Conduta Espírita – Cap. 35
Perante a Enfermidade

Betim, 14 de março de 2020

Prezado(a) Dirigente,

De acordo com as recentes divulgações da FEB e da UEM no dia 13/3/2020, e obser vando também as orientações da Secretaria Municipal de Saúde de Betim, a AME ratifica que o momento é de divulgar, sem alarde, entre os participantes e frequentadores do movimento espírita sobre as formas de prevenção do corona vírus (COVID- 19), de forma sensibilizar os cuidados individuais. Lembramos mais uma vez, a responsabilidade e autonomia que cada Casa tem de avaliar e decidir, de acordo com suas atividades e seu espaço físico sobre a suspensão temporária ou readequação de seus atendimentos ao público.
Salientamos ainda, a necessidade de nos mantermos atualizados nas informações dos órgãos públicos e Federação Espírita Brasileira para nos respaldarmos em nossas decisões. Pedimos ainda nos mantermos unidos na fé e nas vibrações salutares para o bem do planeta.
Repassamos abaixo a notificação emitida pela União Espírita Mineira.

Fraternalmente,

Aliança Municipal Espírita de Betim e Região

https://www.febnet.org.br/portal/category/movimento-espirita-noticias/